Os 10 alimentos mais saudáveis para uma dieta equilibrada

Se você está pensando em entrar no mundo maravilhoso do estilo de vida saudável e quiser adquirir hábitos de alimentação saudável, a primeira coisa que você tem que fazer é seguir uma dieta equilibrada. O seu organismo vai precisar de todos os nutrientes e variedade de alimentos para cozinhar pratos saudáveis.

Aqui você tem uma lista com os dez alimentos muito saudáveis que não podem faltar em suas receitas para perder peso e para proporcionar ao seu corpo proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais nas proporções adequadas. Quantos de estes superalimentos saudáveis você come normalmente?

1. Kiwi

O kiwi é uma das frutas mais completas. Contém muitas vitaminas, como a vitamina C e vitamina E, minerais e fibras, e, além disso, é baixo em calorias. Por isso, o kiwi é ideal para dietas para perder peso. Também tem propriedades antioxidantes e digestivas, e ajuda a reduzir o stress, a eliminar líquidos e a circulação do sangue.

2. Brócolis

O brócolis é um superalimento com várias propriedades e benefícios. Além disso, é muito versátil, e pode ser usado cru para saladas de brócolis ou também cozido, pode até saltearlo com um pouco de azeite de oliva, alho e limão, e você verá que rico está. Ferro, vitamina E, vitamina C, fibra… são nutrientes que tornam o brócolis em uma verduraanticancerígena e antioxidante.

3. Castanha-do-Brasil

As nozes são um dosfrutos secos com maior teor de selênio. Este mineral ajuda a prevenir o câncer de próstata. Além disso, comer castanhas-do-pará ajuda a combater a depressão, a ansiedade, a irritabilidade e o cansaço, então já sabe, inclui as nozes em sua dieta habitual.

4. Edamame ou vagens de soja

O edamame ou vagens de soja é um alimento rico em vitamina B, cobre e fósforo. Estes nutrientes ajudam a transformar carboidratos em energia, o que comer vagens de soja ajuda a reduzir o cansaço. Além disso, o edamame também é bom para o sistema cardiovascular e como é fonte de proteínas, é ideal para dietas para atletas. Você pode comer edamame como um snack saudável com uma pitada de sal.

5. Lentilhas vermelhas

Ideal para receitas leves, você pode usar esta feijão para fazer uma salada de lentilhas vermelhas. Você mesmo pode fazer um humus de lentilhas vermelhas, como alternativa ao humus de grão-de-bico. As lentilhas vermelhas têm propriedades digestivas e são fonte de minerais e vitaminas.

 

6. Quinoa

A quinoa é um pseudocereal sem glúten, por isso é adequado para celíacos. Além disso, é ideal para dietas para atletas, porque traz muita energia e contém todos os aminoácidos essenciais das proteínas. Também é fonte de fibras, vitaminas e minerais e carboidratos complexos, o que ajuda a saciar o apetite e perder peso. Também é boa para elcorazón e para reduzir o mau colesterol.

7. Salmão

Essa delícia atlântica é rica em ácidos gordos saudáveis, ômega 3, como outros peixes como a sardinha e a cavala. Estes ácidos graxos melhoram o funcionamento cerebral e a atividade neuronal. O ômega 3 também ajuda a manter uma pele hidratada e radiante, por isso que o salmão é um alimento ideal para comer depois de um dia de praia.

8. Couve ou repolho

O couve, couve crespa ou encaracolado, ou também repolho, é um superalimento indispensável para seguir uma dieta saudável e equilibrada. Ideal para o emagrecimento por ser uma verdura rica em fibras e baixa em calorias, a couve contém mais ferro do que a carne de bovino e mais cálcio do que o leite de vaca. Tem propriedades anticancerígenas, antioxidantes, anti-inflamatórias e satisfação, além de ser boa para o sistema cardiovascular. Se você ainda tem dúvidas sobre se incluir repolho em suas receitas saudáveis, aqui vão algumas razões para comer couve.

Kiwi fruta saudável

9. Massa integral

A massa integral e contém mais fibra que a massa branca, feito a partir de farinhas refinadas e processadas. Por conter mais fibras, o macarrão integral tem propriedades saciantes, o que ajuda a comer menos para perder peso, pois contém carboidratos complexos que custam mais de digerir. Além disso, a fibra regula a digestão dos carboidratos para que não dispare o açúcar. Já sabe, troque a massa branca, massa integral.

10. Granada

A granada é uma das frutas com mais propriedades, tanto que é considerada uma superfruta. Você pode usar a romã como um ingrediente para preparar saladas com granada ou adicioná-la ao iogurte natural.

O brócolis é uma veruda rica em vitamina c

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