Os 14 alimentos mais nutritivos que não devem faltar em sua dieta

Vitaminas, minerais, gorduras saudáveis, proteínas de alto valor biológico, antioxidantes, carboidratos em sua justa medida… todos esses nutrientes essenciais encontram-se em diferentes grupos de alimentos: frutas, verduras, legumes, carnes ou peixes, mas uns mais do que outros. Conheça os alimentos mais nutritivos e procura que não lhe faltem:

1. Abacate

Seus ácidos graxos essenciais e o seu elevado teor em vitamina E e minerais como o fósforo, cálcio, magnésio e potássio o transformam em fonte de saúde e bem-estar. Rico em fibras, apesar de seu aporte calórico é alto, seu consumo esporádico só lhe trará benefícios.

Por que outras razões, devemos incluir o abacate em uma dieta?

comer abacate benefícios

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2. Mirtilo

É um dos chamados frutos do bosque mais potentes. Cheio de vitaminas, especialmente a vitamina C, é um dos melhores antioxidantes que nos dá a natureza.

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3. Maçã

Nutritivo, como poucas, a maçã é rica em Vitamina E, pró-vitamina A, e, em menor medida vitamina C. Seu alto conteúdo em fibras, melhora a digestão e o trânsito intestinal. A presença de potássio lhe dá propriedades diuréticas e, além disso, ajuda a correcta transmissão dos impulsos nervosos.

Mais benefícios da maçã que não devemos renunciar

maçã propriedades

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4. Rúcula

Flavonóides para lutar contra os radicais livres, vitamina C, magnésio, ferro, potássio e ácido fólico… não se pode pedir mais a esta humilde vegetal.

propriedades da rucula

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5. Col

Tanto a couve como a couve chinesa, são alimentos hipocalóricos que não fornecem gorduras nem açúcares. Suas vitaminas e minerais contribuem para o bom estado dos nossos ossos e converte-as em aliadas da saúde cardiovascular.

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6. Espinafre

Nelas se concentram muitos dos nutrientes que precisamos para as nossas necessidades diárias. Pró-vitamina A, vitaminas C e e, cálcio, ferro e potássio. Perfeitas para prevenir estados de carência e anemias.

Outras razões por que você deve comer espinafre

Por que comer espinafre

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7. Brócolis

Esta verdura é um alimento completo que não pode faltar em uma dieta saudável. Cálcio, potássio, ácido fólico, vitamina C e multidão de fito nutrientes que favorecem o bom estado de todo o nosso organismo.

Propriedades do brócolis que o tornam tão saudável

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8. Abóbora

Ao seu alto poder antioxidante pela presença de beta-caroteno você tem que juntar o seu conteúdo em vitaminas do grupo B e em minerais como o cálcio e o magnésio. Os hidratos de carbono são complexos, ou seja, de lenta absorção.

Todos os saudáveis efeitos de comer abóbora

9. Aveia

Fornece carboidratos complexos e uma quantidade considerável de fibra, reduzindo os níveis de colesterol e favorecendo a saúde cardiovascular. É fonte de minerais essenciais: cálcio, magnésio e fósforo e também de ácido fólico.

O que devemos incluir a aveia na dieta?

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10. Arroz integral

Fornece energia ao organismo, sem oferecer quase gorduras e zero colesterol. Excelente fonte de fibra, e contém, além disso, uma grande quantidade de aminoácidos essenciais. Cálcio, fósforo, potássio e sódio são os sais minerais com maior presença no alimento de fácil digestão.

11. Salmão

Seus ácidos graxos, especialmente o Ômega 3, fazem com que seja um alimento essencial para cuidar de nosso sistema circulatório e o coração. Proteína de alta qualidade, minerais como o selénio, vitaminas do grupo B são sua melhor carta de apresentação.

Tudo o que você precisa saber sobre o salmão

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12. Lentilhas

Seu alto teor em ferro transforma-se em uma feijão única para prevenir carências nutricionais. Fornece fibra e elevadas quantidades de proteína vegetal juntamente com hidratos de carbono.

13. Amêndoas

São um superalimento pelo altíssimo valor nutricional, que dão as suas componentes principais , entre os quais há que destacar: a vitamina E, ácido fólico, fibras e alguns minerais como o cálcio e o magnésio. Um aperitivo perfeito.

Mais benefícios de amêndoas que podemos aproveitar

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14. Vitela

Não há dúvida de que a carne, em geral, e em particular a carne magra de vaca é um alimento que proporciona um maior número de nutrientes. Proteína de alto valor biológico, minerais como o ferro ou zinco e vitaminas do grupo B torna um básico. Não obstante, no caso das dietas veganas e vegetarianas pode ser substituído por outros alimentos ricos em proteína vegetal.

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Já tem os alimentos, agora só falta combinar para alcançar menus saudáveis e equilibrados.