Os 7 superalimentos imprescindíveis para atletas

Você pratica esportes com frequência e não sabe qual é a alimentação que mais lhe convém para manter um estado saudável? Viva a nutrição de moda, obtida a partir dos superalimentos, um conjunto de alimentos que lhe darão todos os nutrientes necessários para manter a ponto de seu organismo.

Se você pratica esportes diariamente, ou se dedica de forma profissional ao esporte, anote estes sete superalimentos, que você pode encontrar nas prateleiras de qualquer supermercado, e incluía-os nas diferentes refeições que compõem sua dieta diária.

1. Maçã

A maçã é uma fruta muito recomendável para os atletas, pois possui uma grande quantidade de vitaminas e minerais, especialmente a vitamina B6 e potássio, um mineral que perdemos em grande quantidade através do suor. Além disso, as maçãs de pele vermelha são ricas em quercetina fitoquímico, um nutriente vegetal, o que é comprovado que possui propriedades anti-inflamatórias. Uma maçã antes de praticar esporte, assegura-nos que estamos a ingerir muitos dos nutrientes que nosso organismo precisa, antes de submetê-lo a um esforço físico.

maçã propriedades

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2. Quinoa

A quinoa é um cereal de origem latino-americano que entrou com força na Europa nos últimos anos, além disso, está presente em todas as listas de superalimentos que recomendam os especialistas em nutrição. A quinoa é um aliado perfeito para as pessoas que praticam esporte regularmente, pelo seu alto conteúdo em proteínas, que ajudam no processo de crescimento e manutenção muscular. Além disso, possui outros minerais muito importantes na dieta de todo atleta, como: ferro, magnésio, potássio, fósforo e cálcio.

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3. Aveia

Ao igual que a quino real, a aveia ganhou a confiança dos nutricionistas nos últimos anos, e tornou-se outro superalimento muito indicado para a dieta dos atletas. Trata-Se do cereal que contém mais proteínas de todos os cereais que existem no mundo. Além disso, se a consumimos com assiduidade, nos fornece hidratos de carbono de libertação prolongada, muito indicados durante o treino desportivo para manter a energia, e que as forças não nos flaqueen.

flocos de aveia benefícios

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4. Óleo de coco

O principal componente nutricional deste óleo são os ácidos graxos conhecidos como ‘cadeia média’, muito convenientes quando submetemos nosso corpo a um grande esforço físico, já que se transformam em uma fonte de energia de forma progressiva, cerca de duas horas após sua ingestão. Além disso, estudos recentes têm demonstrado que este óleo é um excelente acelerador do metabolismo, por isso recomenda-se também às pessoas que querem perder peso.

5. Aipo

Este vegetal de aparência simples e peculiar sabor, é algo mais do que um ingrediente para nossos ensopados e sopas. Demonstrou-Se que o aipo é uma fonte destacada de cálcio, magnésio e potássio, três minerais essenciais na dieta de todo atleta. Além disso, tem poucas calorias e contém muita fibra.

6. Bananas

Esta fruta é a aliada perfeita para as pessoas que se submetem a um treinamento intenso a cada dia. Seu alto teor em potássio lhes ajuda a prevenir as cãibras musculares, e seu alto teor de açúcares nos garante um bom nível de glicose no sangue durante várias horas. São perfeitos tanto no início como ao final da atividade física.

banana benefícios

7. Alcachofras

Ricas em fibras, potássio, magnésio e niacina, todos eles são minerais essenciais na dieta de todo atleta. Além do mais, nos dão muito poucas calorias, por isso que podem ser incluídas na dieta diária de todos aqueles que procuram perder peso de forma constante, e sem renunciar a uma boa alimentação.