Os 8 alimentos mais eficazes para aliviar a dor menstrual

Calcula-Se que cerca de 77% das mulheres espanholas sofrem ou sofreram de dor menstrual alguma vez em sua vida. Estes incômodos cólicas conhecidos como síndrome pré-menstrual se manifestam em todas as mulheres com diferentes níveis de intensidade e, em traços gerais, as dificuldades centram-se nos ovários, assim como em dores de costas, de peito e com um estado de cansaço e fadiga generalizada.

Atualmente, existem vários medicamentos que aliviam de forma imediata, os sintomas e dores causados pela síndrome pré-menstrual feminino. No entanto, muitas mulheres preferem recorrer a métodos naturais para evitar a dor e as dificuldades típicas da menstruação.

Diversos estudos científicos demonstraram que existem certos alimentos com propriedades nutricionais muito benéficas para as mulheres que sofrem de cólicas menstruais. Quer saber quais são?

1. Cereais de grão inteiro

Os alimentos são formados por grão inteiro, especialmente os cereais, ajudam a diminuir a dor causada pela menstruação. E é que todos eles têm um elevado teor em vitaminas do grupo E, que ajudam a combater a fadiga e melhorar as mudanças repentinas de humor provocados pelos hormônios femininos.

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2. Legumes

Todas as leguminosas, e, especialmente, as lentilhas, além disso, contêm muita vitamina B necessária para combater a dor menstrual e as cólicas decorrentes da regra. Além disso, as leguminosas contêm muita fibra, e nos ajudam a ir ao banheiro de forma mais regular, evitando assim a prisão de ventre típico que ocorre durante o ciclo menstrual.

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3. Abacaxi

O abacaxi é uma das frutas mais benéficas do que podemos consumir para aliviar a dor, não a regra. Seu sucesso reside no seu elevado teor em minerais como, por exemplo, o manganês, que ajudam o fluxo de sangue produzido pela menstruação seja menor. Além disso, esta fruta contém bromelaína, uma enzima que ajuda a distender e relaxar os músculos, especialmente os da região abdominal, que costumam tensarse durante o ciclo menstrual feminino.

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4. Iogurtes

Os iogurtes possuem bactérias vivas muito necessárias para a regeneração da flora intestinal. Durante a menstruação, as mulheres tendem a sofrer de vários problemas digestivos e desajustes alimentares que podem aliviar mediante a ingestão de um iogurte por dia.

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5. Óleo de linhaça

O óleo de linhaça contém ácidos graxos essenciais (ácido alfa-linolênico ) que ajudam a melhorar a dor típica da menstruação. Também se recomenda tomar esta variedade de óleo durante a fase da menopausa, para evitar as ondas de calor e alterações de humor que produzem os hormônios. Mas, além do óleo de linhaça, qualquer alimento que contém ácidos graxos Ômega 3 será benefícios para prevenir as dores menstruais, como é o caso do peixe azul, as nozes ou as sementes de linho, por exemplo.

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6. Vegetais de folha verde

As verduras e legumes de folha verde, como por exemplo, as acelgas, espinafres, ou as verduras, são ricas em minerais (cálcio, magnésio e potássio) que ajudam a relaxar os músculos e a acalmar os espasmos típicos de cólicas menstruais.

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7. Chá

O chá é uma bebida rica em manganês, um mineral que ajuda a aliviar a tensão abdominal e náuseas que sofrem algumas mulheres durante a menstruação.

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8. Água

Manter uma correcta hidratação é um passo fundamental na hora de prevenir e melhorar os sintomas e as dores da menstruação. Recomenda-Se que as mulheres que estão com a regra, tomadas durante esses dias, cerca de dois litros de água por dia, e de preferência entre as refeições. Além disso, beber muita água ajuda a evitar a retenção de líquidos, outro dos sintomas típicos que ocorrem durante o ciclo menstrual da mulher.