Os alimentos alcalinos que você deve incluir em sua dieta

Você já sabe que uma boa dieta deve prevalecer o equilíbrio, acima de todas as coisas. Não podem começar a consumir alguns alimentos marginando aos outros, senão que há que definir o que comemos, para evitar que a dieta tenha um efeito contraproducente. Um equilíbrio que afeta todos os aspectos do organismo, incluindo o pH do sangue, e é aí que entra a importância dos alimentos alcalinos, que devem ser combinados com os ácidos.

De facto, a maioria dos nutricionistas explicam que os alimentos ácidos são tão benéficos para a nossa saúde, como os alcalinizantes; e acrescentam que o problema está no desequilíbrio ao não consumir suficientes frutas, legumes, verduras, legumes e cereais. Esses são alguns dos alimentos alcalinos essenciais na nossa dieta, então, vamos ver a lista de alimentos alcalinos saudáveis que nunca devemos esquecer.

Lista de alimentos alcalinos saudáveis

Entre os alimentos básicos, que são a base da pirâmide alimentar alcalina e que deveria consumir de forma generosa, temos as verduras de folha verde e as frutas e vegetais. Entre as verduras de folha verde, destacam-se o espinafre, o brócolis, a couve-flor e o resto de couve, rúcula, cenoura, espinafre ou alface. Praticamente todas elas se podem comer crus, em saladas, mas também escaldadas ou ao vapor assim que as opções são amplas. Outra forma interessante de consumi-las é em forma de shakes verdes, por exemplo, no café da manhã ou lanches.

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Dentro das frutas e vegetais podemos falar do pepino, o pimento, os tomates, a abóbora, o dente-de-leão, maçãs, damascos, bananas, cerejas, uvas, pêssegos, pêras, abacaxis, uvas passas, ameixas melancias ou frutos vermelhos. Também são alcalinos vegetais orientais , como o shitake, o daikon ou o nori. E mesmo que mais de um se surpreenda, frutas cítricas, como laranjas e tangerinas ou as limas se incluem entre os alimentos alcalinos, os resíduos que deixam após a digestão têm um efeito alcalinizante sobre o nosso corpo (a carne tem o efeito contrário).

Mais alimentos alcalinos bons para o corpo, mas que devem ser consumidos com moderação, são os frutos secos, sementes, brotos e legumes. Estes alimentos têm um elevado teor em proteínas e entre eles encontramos os brotos de soja ou de alfafa, amêndoas e castanhas, o milho ou o tofu fermentado. Já sabemos que as proteínas são importantes, por isso, esses alimentos estariam na zona intermediária da pirâmide alimentar.

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E chegamos à parte mais alta da pirâmide da alimentação alcalina, onde encontramos as ervas e seus sucos, os microverdes; e já no topo das algas e alimentos com probióticos. Estes dois últimos níveis são compostos principalmente por alimentos medicinais que devemos consumir de forma escassa.

Orientações para seguir uma alimentação alcalina

Vá em frente, seguir uma dieta alcalina não está acabando com a consumir carne , já que não se trata de uma dieta estritamente vegetariana. Como dissemos, você tem que combinar os alcalinos com os alimentos ácidos, entre os que encontramos a carne; e a proporção que a pode marcar o objetivo que perseguimos. Se se trata de uma dieta de prevenção, 60% de alimentos alcalinos contra 40% de ácidos é suficiente, mas se perseguindo um objetivo curativo, você pode fazer upload dos alcalinos a 80%.

brócolis ao vapor

Também é importante a forma de cozinhar. Já sabemos que alguns alimentos como as verduras de folha verde ao cozinhá-las perdem parte de suas propriedades, daí a grande diferença entre comer as verduras cruas ou cozidas. Cozinhe em fogo baixo ou no vapor, sempre será melhor do que usar a panela express ou no micro-ondas, onde os alimentos perdem seus nutrientes ou fitonutrientes e o resultado não é o mesmo.

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